sábado, 12 de abril de 2008

12.º e Novas Oportunidades

- Primo, tou tramado, tenho de fazer um Portfolio e não sei como se faz. Deram-me um contacto de uma rapariga que fez um, mas quando estava a tirar o 9.º Ano. Keres vir comigo amanhã a Porto de Mós?

Estas foram as primeiras palavras do meu primo, na Sexta-Feira passada, mal nos encontrámos para nos dirigirmos até Leiria. Durante a viagem, ele lá me foi contando sobre o desenvolvimento do trabalho dele, no âmbito das Novas Oportunidades.

Mas ele impressionou-me e desta vez com mesmo algo que não estava à espera: o Discurso. Durante minutos, naquela calma viagem, falou-me com um encadeamento lógico de frases bem construídas tal, que quase parecia o Marcelo ou o Vitorino. Eu nunca o tinha ouvido falar daquela maneira.

No Sábado lá fui eu e lá percebi o que é que os professores pretendem com a elaboração do Portfolio. (A última vez que tinha ouvido esta palavra foi quando estava a ser empregue a uma carteira de títulos negociáveis). Resumidamente, ele terá de montar o Dossier/Portfolio com todos os trabalhos já elaborados e enquadrá-los nos requisitos exigidos para obter o 12.º Ano.

Depois de ter descoberto a pólvora, ele lá iniciou a construção do Dossier. Nunca o vi tão empenhado…Os olhos dele brilhavam quando captavam as minhas explicações simples sobre o Excel, apercebendo-se claramente que um computador e um programa de software é um puro jogo de lógica.

Assumo que, quando foi lançado o programa novas oportunidades, julguei que fosse um movimento de fachada que tentasse encobrir o reduzido grau de escolarização da população portuguesa.

Contudo, depois de testemunhar o envolvimento do meu primo, penso agora que este programa junta o útil ao agradável.

A Escola da Vida não é facultativa. Vives a vida, aprendes, vives a Escola, ou seja, a Vida é uma Escola.

A vida transmite-nos experiências que vão muito mais além das experiências dos outros, inscritos sobre a forma de números complexos (na matemática) ou sobre um Activo e uma Passivo de um Balanço (em Economia/Gestão)

Porque razão uma pessoa que já aprendeu 2 ofícios diferentes, já sabe trabalhar com Excel, já consegue elaborar um orçamento familiar não pode ter as mesmas equivalências de uma pessoa que, com menos 10 anos, sabe mais de derivadas e primitivas?

Obrigado Zé por teres transformado um mestre d’ obras (no bom sentido) numa pessoa que tende para o intelectual

3 comentários:

Liliana disse...

É bom ver o empenho do teu primo nos estudos... E é bom ver que ele tem alguém com quem contar nestas situações. Na minha opinião uma das razões de desincentivo dos jovens de hoje pela escola é o facto de os próprios pais não se interessarem pela vida estudantil dos filhos.

Chegarei disse...

Concordo e não concordo...

Eu vejo por mim. A minha mãe não sabe ver uma pauta de notas na escola, nem nunca foi consultar uma. Eu dizia-lhe as notas e ela simplesmente confiava.

O que pode ser entendido como desinteresse dos Pais pode ser também visto como uma delegação de responsabilidades o que pode fazer de ti um "adulto" em que a tua tarefa/responsabilidades é simplesmente estudar e obter boas notas.

No caso do meu primo, o abandono prematuro da Escola foi mesmo uma necessidade. Seria muito dificil a mãe dele suportar os Encargos com o Estudo e ele ao trabalhar obteria uma maior liberdade.

Este Portugal está cheio de contrastes...

Anónimo disse...

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miguel71.blospot.com